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Artigo - Democratizar a Imprensa é democratizar o Brasil

Por Jean Volpato, estudante de jornalismo do IBES SOCIESC.
                                                                               A discussão por uma imprensa limpa e de caráter ético se faz necessário no Brasil. A grande imprensa monopolista brasileira vem se utilizando da falta de conhecimento da população na legislação para incluir a ideia que um eventual marco regulatório das comunicações significaria censura ou restrição da liberdade de expressão.

Imagine você leitor uma terra sem leis onde todos pudessem agir da forma que bem lhe acha-se oportuno. Bom seria se cada indivíduo tivesse regrado em sua memória todas as normas de convívio humano e melhor, que essas normas viessem em sua genética. Pois bem! No campo da comunicação brasileira vivemos assim, sem leis especificas que regulamente o uso deste instrumento tão importante para a sociedade.

O povo brasileiro não pode cair na lábia da grande imprensa golpista que tem suas paginas, canais e editorias marcadas por interesses políticos, individuais e muitas vezes de cunho financeiro. Hoje recebemos informações centradas de famílias oligarcas que detém o monopólio das comunicações no país há décadas.

Precisamos da aprovação de um marco regulatório que de pluralidade de pensamento nas mídias atuais. A legislação brasileira em relação à comunicação é antiga e sucateada, para se julgar leis no âmbito de comunicação é preciso consultar muitas vezes a jurisprudência ou outros artigos fragmentados da constituição, pois não temos leis especificas ou estatuto que regulamente isto.

A ausência deste marco legal beneficia as poucas empresas de comunicação, prejudicando um debate mais plural e aberto sobre diversos assuntos de interesse da sociedade. Democratizar a comunicação é sem duvida democratizar o Brasil. A saúde cultural do nosso país, grita pelo marco regulatório das comunicações.

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